* 15 dicas para o reequilíbrio alimentar

1 - Use açúcar com moderação. Uma dieta rica em açúcar tem muitas calorias engorda sem nutrir, afeta os dentes e está ligada a vários tipos de doenças.

2 - Coma muita variedade; assim você garante energia, proteína vitaminas, minerais, fibras e gorduras suficientes para uma boa saúde.

3 - Vegetais e frutas com fartura: eles têm pouca gordura e fornecem boa parte dos nutrientes de que você precisa.

4 - Vegetais frescos todo o dia, principalmente cenoura, nabo, abóbora, batata-doce, couve, repolho, espinafre, agrião e outros verdes.

5 - Prefira as frutas inteiras. Elas têm mais fibras do que os sucos, e mastigá-las facilita a assimilação de todos os nutrientes.

15 dicas para o reequilíbrio alimentar adaptado de National Cancer Institute

6 - Procure fibras em cereais integrais cozidos ou em flocos, frutas cruas e vegetais com casca, feijões em geral.

7 - Experimente pães integrais, centeio, aveia, milho, bolinhos de fibra e variedade de grãos integrais, mas sem exagero.

8 - Varie os feijões, sempre deixando de molho na véspera de cozinhar (troque a água para evitar a fermentação intestinal).

9 - Evite gorduras ruins. É a melhor prevenção contra o aumento de peso, ataque cardíaco e certos tipos de câncer.

10 - Não frite as carnes. Procure assar, cozinhar ou grelhar. Antes de temperar, retire a gordura e a pele de aves e carnes. Coma mais peixe.

11 - Reduza os churrascos e os assados na brasa, a fumaça que impregna as carnes é cancerígena.

12 - Use menos margarina e menos manteiga, óleo e banha. Prefira leite desnatado e requeijões magros.

13 - Prestigie as vitaminas A e C. Coma laranja, pêssego, morango, melão, couve, espinafre, agrião, brócolis, repolho, batata-doce e cenoura.

14 - Tempere os vegetais com ervas e especiarias.

15 - Todas as refeições, incluindo os lanches devem ter proteína, carboidrato e gordura.

* Adaptado de Human Nutrition Information Service e o National Cancer Institute, dos EUA.

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